googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

domingo, 29 de maio de 2016

Primeiro smartphone dobrável do mundo deve chegar ainda em 2016

(Foto: reprodução)
Uma startup chinesa chamada Moxi Group pretende lançar um smartphone maleável ainda este ano, de acordo com a CNN Money. Chamado de "Moxi", o dispositivo traria as mesmas funções de outros smartphones, mas poderia ser dobrado para se enrolar em torno do punho do usuário).
O aparelho pode ser dobrado graças ao uso de grafeno em sua fabricação.  O próprio nome da empresa, pronunciado "mou xi" em chinês, tem a mesma sonoridade da abreviação chinesa para "grafeno". A Moxi Group diz já ter produzido um protótipo funcional do Moxi e pretende colocar cerca de 100 mil unidades dele à venda no mercado chinês ainda em 2016.
Caso isso se concretize, ela se tornará a primeira empresa do mundo a lançar um smartphone totalmente maleável. No entanto, as versões do aparelho que a Moxi Group pretende lançar ainda este ano terão display preto e branco. Versões com displays coloridos, que segundo a empresa são mais difícis de se fabricar, devem chegar apenas em 2018.


Mercado incerto
Não é apenas a Moxi que está investigando a possibilidade de lançar dispositivos flexíveis no mercado. Já existem diversos boatos de que a Samsung estaria desenvolvendo um aparelho desse tipo. A LG, por sua vez, já mostrou telas flexíveis que podem ser usadas em diversas situações.
Um desafio das empresas, no entanto, é entender se faz sentido, do ponto de vista comercial, lançar smartphones flexíveis no mercado. Como elas ainda não são capazes de fazer dispositivos dobráveis tão potentes quanto os smartphones rígidos, ainda não se sabe se os consumidores estariam dispostos a trocar performance por maleabilidade.
As primeiras unidades do Moxi devem chegar à China pelo preço de 5000 yuans (cerca de R$ 2755 na cotação atual da moeda). É um preço bastante arriscado para um smartphone com display em preto e branco, já que, na China, a versão mais barata do iPhone custa 5288 yuans (aproximadamente R$ 2912).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo