googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Japão já tem mais pontos de carga de carros elétricos que postos de gasolina

(Foto: Reprodução)
De acordo com um levantamento feito pela fabricante de automóveis Nissan, o número de estações de carregamento para carros elétricos superou o de postos de gasolina no Japão. Segundo os dados da empresa, o país tem cerca de 40 mil pontos de recarga, contra cerca de 34 mil postos de gasolina.
Não é à toa que o país se destaca no mercado de carros elétricos. O governo japonês oferece subsídios a pessoas que comprem carros elétricos, híbridos ou com taxa reduzida de emissão de poluentes e gases estufa. A ampla disponibilidade de pontos de recarga, obviamente, também ajuda a movimentar esse setor.
A própria Nissan produz um dos modelos de carro elétrico mais populares do país. Chamado de Nissan Leaf, ele é capaz de rodar até 172 quilômetros em uma única carga de sua bateria. Ao Japan Times, o diretor financeiro da Nissa, Joseph G. Peter, disse que "um elemento importante para manter o crescimento do mercado é o desenvolvimento da infraestrutura de recarga".
Sem bateria longe de casa
Um dos maiores entraves ao desenvolvimento do mercado de carros elétricos é justamente a baixa disponibilidade de estações de recarga. Consumidores evitam comprar carros desse tipo por medo de ficarem presos sem bateria longe de quaisquer pontos de carga. As empresas, ao mesmo tempo, são receosas de investir em estações de recarga enquanto o mercado de carros não for relativamente grande.
Os Estados Unidos, por sua vez, possuem apenas cerca de 9000 estações de recarga para carros elétricos, contra mais de 114.500 postos de gasolina, de acordo com dados do Fórum Econômico Mundial. Esse número inclui tanto estações disponíveis ao público quanto pontos que utilizam tecnologia proprietária, como a rede Supercharger da Tesla.
Segundo o Guardian, no entanto,os números da Nissan incluem estações privadas de recarga de carros elétricos, muitas das quais são usadas por apenas um motorista. No entanto, com o crescimento de plataformas como a PlugShare.com e outros apps que ajudam motoristas a encontrar estações próximas, pontos de recarga desse tipo deverão se tornar cada vez mais utilizados.
Resolver o problema de como recarregar carros elétricos da maneira mais rápida e eficiente é uma questão que interessa muitas empresas, já que poderia revolucionar esse mercado. A própria Apple estaria pesquisando maneiras de carregar carros elétricos, possivelmente por estar ela própria desenvolvendo veículos desse tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo