googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Amor de mãe afeta avanço cerebral da criança em idade pré-escolar.

Pesquisa concluiu que afetividade materna está diretamente relacionada a melhor aprendizado, memória mais saudável e crianças menos estressadas.

Um estudo feito por Joan Luby, pesquisadora sobre depressão na infância e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos concluiu que as crianças que tem o apoio materno no período pré-escolar aprendem mais.  
Segundo a Zero Hora, depois de analisar imagens do cérebro de 127 crianças que integraram o estudo, Luby e seus pesquisadores concluíram que o hipocampo das crianças que tiveram uma relação mais afetiva durante a idade da pré-escola aumentou significativamente até a adolescência.  
O hipocampo fica inserido do lóbulo temporal central do cérebro. Este órgão tem por função regular as emoções e a memória, principalmente a de longo prazo. Outras investigações já comprovaram que quem sofre um dano nessa área pode ter sérios problemas de memorização. 
Na primeira fase da pesquisa, os pesquisadores desafiaram as mães a filmarem como foi a interação entre elas e as crianças. Uma das atividades consistia em a mãe completar uma tarefa solicitada pelos investigadores, como cozinhar. Ao mesmo tempo, as crianças recebiam um presente que só podia ser aberto depois de a mãe ter finalizado o trabalho.  
As mulheres que conseguiram ter mais autocontrole e completar a ação, enquanto ofereciam algum tipo de apoio emocional ao filho, foram classificadas como mais afetuosas. 
Todas as 127 crianças, ainda, foram submetidas a exames de ressonância magnética no cérebro. Esse material foi essencial à realização da pesquisa, pois pode mostrar o desenvolvimento cerebral dos pequenos. O hipocampo daquelas que tiveram mais apoio das mães cresceu mais do que o das crianças cujas mães foram menos atenciosas. 
"O estudo sugere que a idade pré-escolar é um período sensível, quando o cérebro responde mais ao apoio maternal" explicou Luby. 
Na classificação dos pesquisadores, as mães que interagiam de maneira menos amorosas eram as que tinham ações punitivas ou ignoravam os filhos durante o teste. A imagem do cérebro das crianças foi a resposta. O hipocampo das que tiveram menos apoio tinha tamanho médio duas vezes menor do que as crianças que receberam interação mais amorosa. 
"O apoio materno precoce afeta o desenvolvimento do cérebro da criança. Sabemos também que dar apoio aos pais pode ter um impacto positivo sobre outros resultados comportamentais e adaptativos em crianças", afirmou a pesquisadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo