googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

segunda-feira, 25 de abril de 2016

CERN libera 300 terabytes de dados do LHC para download grátis.

(Foto: reprodução)
O CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) liberou para o público interessado a possibilidade de baixar e analisar os dados gerados pelo LHC, o maior colisor de partículas do planeta. Os dados estão disponíveis para serem baixados gratuitamente.
Só há um problema: os dados totalizam 300 terabytes de informação. Recomendamos profundamente que você não baixe os arquivos em uma conexão de celular. Na verdade, com toda a conversa sobre limite de internet fixa, a ideia de baixar tudo isso parece até piada.
Sim, é um volume gigantesco de informações, relativos a metade dos experimentos realizados durante 2011 pelo detector CMS, incluindo informações de 250 trilhões de colisões de partículas.
O CERN disponibilizou os dados em dois formatos diferentes: o “conjunto de dados primários” é o bruto, usado pelos próprios pesquisadores da organização; já o segundo, um “conjunto de dados derivados” é voltado para uma audiência mais ampla.
Segundo o órgão, o segundo conjunto precisa de menos recursos computacionais para serem analisados, e podem ser prontamente estudados por alunos de universidades ou ensino médio. A agência também disponibilizou o CernVM, um software baseado na sua ferramenta de modelagem de dados, que também está grátis para download.
Mais do que apenas demonstrar transparência, a liberação de dados como estes busca também cooperação de cientistas que não estão diretamente ligados ao projeto. Em 2014, a agência realizou uma ação similar, liberando 17 TB de informações, que permitiu que estudiosos do mundo inteiro analisassem aspectos que os pesquisadores do CERN não tiveram tempo de observar, oferecendo um benefício científico para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo