googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora
Mostrando postagens com marcador LENIÊNCIA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador LENIÊNCIA. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Operação Lava Jato fecha acordo bilionário com o estaleiro Keppel Fels

O acordo estipula que a empresa de Cingapura devolverá o dobro do que pagou em suborno. Nesse caso, R$ 692 milhões

© Edgar Su/Reuters
O estaleiro Keppels Fels fechou um acordo de leniência nesta sexta-feira (22) com autoridades do Brasil, dos Estados Unidos e de Cingapura, onde fica a sua sede, no qual reconhece que pagou propina para fornecer navios e plataformas de petróleo para a Petrobras e a Sete Brasil e aceitou pagar um multa de R$ 1,4 bilhão. Acordo de leniência é uma espécie de delação para empresas.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Estados Unidos receberá cerca de R$ 1.350 milhões da Odebrecht

Montante devido pelo esquema de corrupção envolvendo a empreiteira brasileira é o quinto maior da história da lei anticorrupção norte-americana

© DR
O Departamento de Justiça norte-americano teve um bom motivo para assinar o acordo de leniência da Odebrecht no dia 1º de dezembro do ano passado. Conforme revelado pelo jornalista Lauro Jardim em seu blog no "O Globo", o valor de que os Estados Unidos receberão de ressarcimento é o quinto maior da história da lei anticorrupção americana.

O montante devido pela empreiteira brasileira é de 419,8 milhões de dólares, o equivalente a cerca de R$ 1.350 milhões.
Este valor só perde para acordos feitos com a empresa alemã Siemens em 2008 (800 milhões de dólares), a francesa Alstom em 2014 (772 milhões de dólares), a americana KBR/ Halliburton em 2009 (579 milhões de dólares) e a israelense Teva em 2016 (519 milhões de dólares).
Durante as negociações, as autoridades americanas fizeram exigências em relação ao valor pago, nas condições do pagamento e em relação à quitação da dívida com o país no primeiro ano do acordo.
Por fim, foi decidido que a Odebrecht vai pagar uma multa de R$ 6,7 bilhões em 20 anos, incluindo o montante devido pela Braskem. Este total será dividido entre o Brasil, que ficará com pelo menos 70% dos recursos, os Estados Unidos e a Suíça.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Odebrecht: Dilma não pediu vantagens mas sabia de corrupção

A empreiteira, no entanto, informou que ex-presidente tinha conhecimento do esquema de corrupção existente da Petrobras

© Reuters / Andres Stapff

O acordo de leniência assinado ontem pelos executivos da empreitera Odebrecht vai direto ao ponto principal: em sua delação premiada, Marcelo Odebrecht, ex-presidente da companhia e considerado o articulador da parte mais significativa do esquema de corrupção, disse que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) nunca pediu recursos para ela própria.

De acordo com as informações da coluna de Sonia Racy do jornal Estado de S.Paulo, a Odebrecht, no entanto, informou que Dilma tinha conhecimento do esquema existente da Petrobras. O que poderia ser interpretado, para alguns juristas, como prevaricação.

Topo